DiversosDiversos (25)
- (UECE-CEV 2018)
Leia atentamente o seguinte excerto:
“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão , aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive”. (Grifo do autor)
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. MEC, p.25.
Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.
A) Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.
B) Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade.
C) Analisar e interpretar fontes documentais de natureza oficial, reconhecendo o papel das mesmas, dos agentes sociais que as criaram e do seu papel na produção da verdade histórica.
D) Perceber como absoluta uma concepção de tempo e uma forma de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-a como uma construção transcendente.
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