Procura

DiversosDiversos (25)


EXERCÍCIOS - Exercício 363

  • (UECE-CEV 2018)

Leia atentamente o seguinte excerto:

“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão , aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive”. (Grifo do autor)

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. MEC, p.25.

Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.




A) Construir a identidade pessoal e social na dimensão histórica, a partir do reconhecimento do papel do indivíduo nos processos históricos simultaneamente como sujeito e como produto dos mesmos.

B) Situar os momentos históricos nos diversos ritmos da duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade.

C) Analisar e interpretar fontes documentais de natureza oficial, reconhecendo o papel das mesmas, dos agentes sociais que as criaram e do seu papel na produção da verdade histórica.

D) Perceber como absoluta uma concepção de tempo e uma forma de periodização do tempo cronológico, reconhecendo-a como uma construção transcendente.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 364

Vamos para o Anterior: Exercício 362

Tente Este: Exercício 349

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.80ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.50ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 8ms))