Procura

PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 417

  • (IBADE 2020)

A Educação é um campo que necessita ter seus fundamentos alimentados por outras ciências: a História, a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia, a Filosofia, a Psicanálise e a Biologia sempre tiveram seu papel na formulação de propostas pedagógicas em diversas épocas. Froebel, Montessori, Freinet, Steiner, Malaguzzi e tantos outros sempre fundamentaram suas propostas nos conhecimentos que tinham sobre as características das crianças com as quais desejavam trabalhar, marcados pelas inquietações e projetos de sociedade de seus tempos e lugares.
No trabalho com as crianças pequenas em ambientes coletivos, o conhecimento sobre o desenvolvimento infantil é fundamental, não para classificar ou para ser utilizado sem as necessárias mediações culturais, éticas e sociais, mas como suporte aos educadores para:



A) que delimitem as ações das crianças, agrupando-as por gênero, para que se reconheçam: meninos de azul, meninas, de rosa.


B) levar as crianças a analisarem a vida atual e a construírem conceitos sobre a vida que terão ao saírem da escola.


C) desenvolverem habilidades e atitudes, de acordo com o que a sociedade espera ter como retorno para o investimento na educação pública.


D) reconhecer as diferentes competências que as crianças já trazem de casa e ajudá-las a progredir em seus dons.

E) propor às crianças experiências que ampliem seus interesses, suas curiosidades e possam alimentar seu potencial como sujeitos em desenvolvimento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 418

Vamos para o Anterior: Exercício 416

Tente Este: Exercício 426

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.78ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.72ms))((ts_substr_c=1.28ms))((ts_substr_im=0.96ms))
((total= 7ms))