PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (OBJETIVA 2020)
O desenvolvimento das funções psicológicas superiores é fruto do desenvolvimento da cultura e não do desenvolvimento biológico. Atribuir sentido a um objeto é uma condição dada culturalmente, assim como também o é a capacidade de transmitir a outras gerações esses significados. A capacidade de usar signos foi, ao longo da história da humanidade, sofrendo duas mudanças qualitativas fundamentais. Importante destacar que essas mesmas transformações pelas quais a humanidade passou se verificam ao longo da história de cada ser humano. A primeira dessas mudanças é que os signos, as marcas externas, vão se transformando em processos internos de mediação. Vygotsky denomina esse mecanismo de:
A) Zona proximal de desenvolvimento
B) Processo de socialização
C) Etapa do desenvolvimento
D) Operatório Formal.
E) Processo de internalização
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 471
Vamos para o Anterior: Exercício 469
Tente Este: Exercício 365
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia