PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (Crescer Consultorias 2019)
Ao longo da idade escolar (de 6 a 11 anos), o crescimento cognitivo possibilita que as crianças desenvolvam conceitos mais elaborados sobre ela mesma, assim como maior controle emocional. Essas emoções podem ser positivas ou negativas, são automáticas, inconscientes e preparam o nosso corpo para agir diante do perigo, de situações incômodas ou mesmo diante de situações prazerosas. Ao tomarmos consciência dessas reações emocionais, experimentamos sentimentos que precisamos aprender a reconhecer e a lidar. Sobre o desenvolvimento emocional de crianças em fase escola, assinale a alternativa incorreta.
A) Se contrariada, uma criança em idade escolar pode apresentar agressão física ou verbal contra quem a contrariou e, nesse caso, o professor ou os familiares podem ajudá-la a entender os motivos do outro e identificar outras formas de expressar seu descontentamento que não seja agredindo-o.
B) Trabalhar em sala de aula com estratégias de encenação de situações do cotidiano e que também envolvam a troca de papéis, não auxilia na compreensão do problema sob o ponto de vista do outro, uma vez que a criança em idade escolar não consegue ainda se colocar no papel do outro.
C) Os ambientes familiar e escolar são fundamentais para o desenvolvimento do controle da emoção e da autoestima (sentimentos positivos acerca das suas possibilidades, confiança em si mesmo, a maior facilidade em aceitar desafios).
D) O desenvolvimento de comportamentos pró-sociais (aqueles que promovem interações sociais que oportunizam a aprendizagem de outros comportamentos) ajudam as crianças a tornarem-se mais empáticas em situações sociais, livres de emoções negativas e competentes para enfrentar os problemas de maneira mais construtiva.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 269
Vamos para o Anterior: Exercício 267
Tente Este: Exercício 313
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia