PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (VUNESP 2019)
Em O construtivismo na sala de aula,Javier Onrubia (in: COLL, 1999) apresenta a ideia de que numa concepção construtivista de aprendizagem, uma atuação externa para que o ensino ocorra é entendida como
A) responsabilidade social da escola, pois somente através do ensino escolarizado a atividade mental construtiva do ensino se efetiva.
B) um processo ativo de aprendizagem que ocorre de forma espontânea, pois as crianças têm uma capacidade de aprendizagem inata.
C) incentivos como elogios frente a toda colocação da criança ao se deparar com um conteúdo de ensino com conhecimentos novos que ela não conhece, não realiza e não domina.
D) ajuda, levando em conta os conteúdos curriculares previstos para o ano/ciclo em que o aluno está matriculado, tomando como ponto de partida as unidades básicas dos mesmos.
E) necessária, pois sem ajuda ao processo de aprendizagem, é altamente improvável que os alunos cheguem a aprender de maneira significativa.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 335
Vamos para o Anterior: Exercício 333
Tente Este: Exercício 80
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia