PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (IBADE 2020)
A Educação é um campo que necessita ter seus fundamentos alimentados por outras ciências: a História, a Sociologia, a Antropologia, a Psicologia, a Filosofia, a Psicanálise e a Biologia sempre tiveram seu papel na formulação de propostas pedagógicas em diversas épocas. Froebel, Montessori, Freinet, Steiner, Malaguzzi e tantos outros sempre fundamentaram suas propostas nos conhecimentos que tinham sobre as características das crianças com as quais desejavam trabalhar, marcados pelas inquietações e projetos de sociedade de seus tempos e lugares.
No trabalho com as crianças pequenas em ambientes coletivos, o conhecimento sobre o desenvolvimento infantil é fundamental, não para classificar ou para ser utilizado sem as necessárias mediações culturais, éticas e sociais, mas como suporte aos educadores para:
A) que delimitem as ações das crianças, agrupando-as por gênero, para que se reconheçam: meninos de azul, meninas, de rosa.
B) levar as crianças a analisarem a vida atual e a construírem conceitos sobre a vida que terão ao saírem da escola.
C) desenvolverem habilidades e atitudes, de acordo com o que a sociedade espera ter como retorno para o investimento na educação pública.
D) reconhecer as diferentes competências que as crianças já trazem de casa e ajudá-las a progredir em seus dons.
E) propor às crianças experiências que ampliem seus interesses, suas curiosidades e possam alimentar seu potencial como sujeitos em desenvolvimento.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 418
Vamos para o Anterior: Exercício 416
Tente Este: Exercício 70
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia