Procura

PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 359

  • (VUNESP 2019)

O desenvolvimento da pessoa, na perspectiva walloniana, é uma construção progressiva, na qual se sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Conforme Wallon, no estágio sensório-motor e projetivo,


A) o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem ocorre, predominando as relações cognitivas com o meio (inteligência prática e simbólica).

B) a predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, as quais intermedeiam e orientam sua relação com o mundo físico.

C) o instrumento privilegiado de interação da criança com o adulto e com a realidade exterior é a emoção, por meio da qual ela procura estabelecer vínculos e “comunicação”.

D) a tarefa central é o processo de formação da personalidade, a construção da consciência de si, a qual se dá por meio das interações sociais, que reorientam o interesse da criança para as pessoas.

E) os progressos intelectuais, com a consolidação da função simbólica, dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 360

Vamos para o Anterior: Exercício 358

Tente Este: Exercício 190

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.21ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.68ms))((ts_substr_c=1.31ms))((ts_substr_im=0.95ms))
((total= 7ms))