PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (VUNESP 2019)
O desenvolvimento da pessoa, na perspectiva walloniana, é uma construção progressiva, na qual se sucedem fases com predominância alternadamente afetiva e cognitiva. Conforme Wallon, no estágio sensório-motor e projetivo,
A) o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem ocorre, predominando as relações cognitivas com o meio (inteligência prática e simbólica).
B) a predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, as quais intermedeiam e orientam sua relação com o mundo físico.
C) o instrumento privilegiado de interação da criança com o adulto e com a realidade exterior é a emoção, por meio da qual ela procura estabelecer vínculos e “comunicação”.
D) a tarefa central é o processo de formação da personalidade, a construção da consciência de si, a qual se dá por meio das interações sociais, que reorientam o interesse da criança para as pessoas.
E) os progressos intelectuais, com a consolidação da função simbólica, dirigem o interesse da criança para as coisas, para o conhecimento e conquista do mundo exterior.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 360
Vamos para o Anterior: Exercício 358
Tente Este: Exercício 190
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia