PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (Nosso Rumo 2020)
Conforme esta abordagem, segundo Mizukami:
“A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são ‘instruídos’ e ‘ensinados’ pelo professor. Comumente, pois, subordina-se a educação à instrução, considerando a aprendizagem do aluno como um fim em si mesmo: os conteúdos e as Informações têm de ser adquiridos, os modelos imitados. Para este tipo de abordagem, a existência de um modelo pedagógico é de suma Importância para a criança e para sua educação. Em sua ausência, a criança permanecerá num mundo que ‘não foi ilustrado pelas obras dos mestres’ e que não ‘ultrapassará sua atitude primitiva’. Acredita-se implicitamente nas virtudes formativas das disciplinas do currículo. Acredita-se, ainda, que é falsa toda a crença em uma continuidade simples entre a experiência imediata e o conhecimento e é precisamente porque há esse salto a se efetuar que a intervenção do professor é necessária.”
Trata-se da abordagem
A) comportamentalista.
B) tradicional.
C) cognitivista.
D) humanista.
E) sociocultural.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 447
Vamos para o Anterior: Exercício 445
Tente Este: Exercício 78
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia