PedagogiaLei nº 9.394 de 1996 - lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben) e suas alterações (2)
- (IF-ES 2019)
Na discussão sobre os antecedentes históricos das decisões curriculares, Mello (2014, p.06) pontua que “a revisão da relação entre educação básica e educação profissional foi outro dispositivo importante da LDB 5692/1971. Até então separadas por caminhos escolares totalmente distintos, com o ginásio e o colégio profissional reservado aos de ‘menores posses’, essas duas modalidades de formação foram englobadas numa mesma organização curricular”. Das consequências desta nova orientação listadas abaixo, qual NÃOse aplica a realidade da época:
A) As escolas públicas possuíam professores altamente habilitados e com carga horária adequada e disponível à formação profissional dos estudantes.
B) Nas escolas privadas, alunos não tinham interesse na profissionalização de nível técnico.
C) Nas escolas privadas, a obrigatoriedade de ministrar disciplinas específicas de modalidades profissionais de nível técnico gerou uma série de artifícios para continuar oferecendo conteúdos de formação geral sob rótulos profissionalizantes.
D) Nas escolas públicas, sem condições financeiras, humanas e logísticas de oferecer formação profissional de qualidade com alguma relevância para a empregabilidade dos alunos, a profissionalização só fez diminuir ainda mais o tempo destinado às disciplinas de formação geral.
E) Aumentou a desigualdade entre egressos do ensino público e egressos do ensino privado na disputa por vagas no ensino superior público.
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