Procura

DiversosDiversos (19)


EXERCÍCIOS - Exercício 127

  • (CESPE 2013)

Quando o comércio de pessoas fugiu do controle do rei, com mercadores desrespeitando as rotas estabelecidas e o monopólio real, Afonso I do Congo escreveu ao rei português reclamando que até mesmo nobres congoleses estavam sendo capturados em guerras interprovinciais para serem vendidos como escravos. O comércio de escravos era antigo naquela região, mas as regras tradicionais estavam sendo violadas.

Ronaldo Vainfas, Marina de Mello Sousa. Catolização e poder no tempo do tráfico: o reino do Congo da conversão coroada ao movimento Antoniano (séc. XV a XVIII). In : Revista Tempo , vol. 3, n.º 6 (1998), p. 18.

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca do problema da escravidão e da história do Congo dos séculos XV e XVI.




A) A partir do início do século XVI, os portugueses montaram um monopólio que lhes permitia capturar e comercializar escravos no Congo.

B) Até o século XV, a escravidão no Congo tinha por objetivo garantir a mão de obra necessária à produção agrícola interna.

C) No final do século XV, o rei do Congo foi derrotado militarmente por Portugal, que o obrigou a se converter ao catolicismo e a adotar o nome de João I.

D) No início do século XVI, o rei Afonso I do Congo rebelou-se contra Portugal e promoveu campanhas para erradicar o catolicismo do reino africano.

E) No cenário político congolês, entre os séculos XV e XVI, o catolicismo adotado por parte da elite propiciou o rearranjo das forças políticas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 128

Vamos para o Anterior: Exercício 126

Tente Este: Exercício 171

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.22ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.79ms))((ts_substr_c=1.19ms))((ts_substr_im=0.97ms))
((total= 8ms))