Procura

PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 330

  • (FAUEL 2019)

A educação é a prática social que acontece nas diferentes instâncias da sociedade. Seu objetivo é proporcionar ao homem uma participação nas invenções da civilização enquanto resultado do seu trabalho. Isto porque não existe educação, a não ser vinculada às relações sociais que juntam os homens entre si de modo a garantir sua sobrevivência. Dentro desse contexto, a didática é um elemento que se refere ao conteúdo do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. O professor deverá perceber que sua prática não é neutra, não podendo deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequadamente os conteúdos da área de conhecimento em que trabalha. Por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desse conteúdo. Segundo Gatti (2010), há quatro grupos de concepções associadas aos estudos em didática. Logo, qual encontra-se ERRADA?


A) A primeira concepção está associada a uma perspectiva técnico-instrumental, em que a educação é encarada como conjunto de métodos, técnicas e procedimentos para o ensino, portanto na didática, existem ordenações de organização e gestão.

B) A segunda concepção está associada à perspectiva lógico-dedutiva, tendo como foco as teorizações sobre questões associadas ao ensino das disciplinas. A proposição é de que se diferencie pesquisa de ensino, devendo a pesquisa conduzir diretamente a recomendações de ações na escola, pelo menos, antes de se ter racionalmente estabelecido parâmetros epistemológicos seguros para conteúdo em suas especificidades disciplinares.

C) A terceira concepção coloca-se do ponto de vista do sujeito que aprende, investigando os processos de apropriação dos saberes e se apoia basicamente na proposta Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética (Piaget), ou na referência sociointeracionista, sociocultural ou sócio-histórica (Vygotsky).

D) A quarta concepção parte do pensar as ações educativas, criando conceitos fecundos na relação teoria-prática e produzindo conjuntos instrumentais ancorados em uma reflexão sobre suas utilizações e suas finalidades, em contextos complexamente considerados. Esta posição expressa a idéia de que o conhecimento em educação nasce da prática e com a prática deve a ela retornar.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 331

Vamos para o Anterior: Exercício 329

Tente Este: Exercício 230

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.21ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.85ms))((ts_substr_c=1.02ms))((ts_substr_im=1.00ms))
((total= 7ms))