PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (FAUEL 2019)
A educação é a prática social que acontece nas diferentes instâncias da sociedade. Seu objetivo é proporcionar ao homem uma participação nas invenções da civilização enquanto resultado do seu trabalho. Isto porque não existe educação, a não ser vinculada às relações sociais que juntam os homens entre si de modo a garantir sua sobrevivência. Dentro desse contexto, a didática é um elemento que se refere ao conteúdo do ensino e aos processos próprios para a construção do conhecimento. O professor deverá perceber que sua prática não é neutra, não podendo deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequadamente os conteúdos da área de conhecimento em que trabalha. Por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desse conteúdo. Segundo Gatti (2010), há quatro grupos de concepções associadas aos estudos em didática. Logo, qual encontra-se ERRADA?
A) A primeira concepção está associada a uma perspectiva técnico-instrumental, em que a educação é encarada como conjunto de métodos, técnicas e procedimentos para o ensino, portanto na didática, existem ordenações de organização e gestão.
B) A segunda concepção está associada à perspectiva lógico-dedutiva, tendo como foco as teorizações sobre questões associadas ao ensino das disciplinas. A proposição é de que se diferencie pesquisa de ensino, devendo a pesquisa conduzir diretamente a recomendações de ações na escola, pelo menos, antes de se ter racionalmente estabelecido parâmetros epistemológicos seguros para conteúdo em suas especificidades disciplinares.
C) A terceira concepção coloca-se do ponto de vista do sujeito que aprende, investigando os processos de apropriação dos saberes e se apoia basicamente na proposta Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética (Piaget), ou na referência sociointeracionista, sociocultural ou sócio-histórica (Vygotsky).
D) A quarta concepção parte do pensar as ações educativas, criando conceitos fecundos na relação teoria-prática e produzindo conjuntos instrumentais ancorados em uma reflexão sobre suas utilizações e suas finalidades, em contextos complexamente considerados. Esta posição expressa a idéia de que o conhecimento em educação nasce da prática e com a prática deve a ela retornar.
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