PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (VUNESP 2018)
Uma professora do ensino fundamental, ao introduzir nova unidade de ensino, dialoga com os alunos sobre o tema objeto da aprendizagem, estimula-os a se manifestarem e a argumentarem sobre o tema, ouvindo-os com atenção e fazendo perguntas, para levar a classe a pensar sobre o assunto. Nesse processo, a professora ajuda os alunos a se conscientizarem das suas próprias representações, idéias e crenças, a averiguarem algumas das suas limitações e a se predisporem positivamente a modificá-las.
Reconhece-se, no recorte de atuação dessa professora, o que Teresa Mauri (In: Coll, 1999) descreve como forma de
A) apresentar conteúdos didáticos, sob a perspectiva comportamentalista.
B) ativar as idéias prévias dos alunos, sobre o tema objeto de aprendizagem.
C) avaliar se o aluno domina o mínimo de conhecimento obrigatório para o ano.
D) avaliar sob a crença de que o aluno aprende espontaneamente.
E) sondar o que os alunos dominam e classificá-los em grupos, forte, médio e fraco.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 19
Vamos para o Anterior: Exercício 17
Tente Este: Exercício 466
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia