PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (FCC 2015)
Em uma proposta metodológica emancipadora, o mapeamento de quem são os alunos, como vivem, quais suas experiências, é essencial para que os educadores possam identificar seus conhecimentos prévios e, desta forma, estabelecer estratégias de confronto entre estes e o conhecimento escolar de forma a problematizá-los e ampliá-los.
Igualmente importante é que o planejamento do trabalho do professor possa considerar
A) a graduação do ensino, de maneira que se parta do conhecimento fácil para o difícil, e do próximo para o distante.
B) as habilidades e competências de cada um dos alunos para que o ensino escolar os prepare para ter sucesso no mercado de trabalho.
C) os conhecimentos úteis a um ensino eficiente que interesse aos alunos, visando à sua preparação para a vida adulta.
D) o exercício dos sentidos para se obter a necessária memorização funcional dos conteúdos.
E) os interesses e as vivências dos alunos para que eles próprios se conheçam e se reconheçam, construindo sua identidade individual e de grupo.
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