PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (UFCG 2014)
Considerando a articulação entre Pedagogia, Didática e Práxis Educativa, é coerente afirmar, EXCETO, que:
A) A educação só poderá ser transformadora, quando houver por parte do seu profissional uma postura de percepção dos fatos que estão acontecendo ao seu redor, com vistas a promover readequações que contribuam para o cumprimento de sua intencionalidade.
B) O momento fundamental da prática educativa é a reflexão crítica, uma vez que esta pode conduzir caminhos que proporcionem melhorias para próximas práticas, pois a reflexão crítica da práxis educativa conduz a um novo movimento de pesquisa.
C) A ação teórico-prática da Pedagogia sobre seu objeto de pesquisa, que é a práxis educativa, poderá ser compreendida como práxis pedagógica. Então, a práxis pedagógica será o exercício do fazer científico sobre a práxis educativa.
D) A pedagogia é a ciência que transforma o senso comum pedagógico, a arte intuitiva presente na práxis, em atos científicos, sob a luz de valores educacionais, garantidos como relevantes socialmente.
E) A práxis educativa, objeto da ciência pedagógica caracteriza-se pela ação não intencional de sua prática, prescindindo de um processo reflexivo de fins e meios. Diferentemente, de outras práticas sociais, que até podem funcionar, em certos momentos, como práticas educativas, mas por serem organizadas intencionalmente, não foram, até então, objeto de estudo da Pedagogia, apesar de estarem incluídas no amplo contexto da educação.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 154
Vamos para o Anterior: Exercício 152
Tente Este: Exercício 150
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia