PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (CETRO 2008)
Analise as seguintes afirmações:
- Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (...) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002)
- O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002)
Os dois recortes do relato de Weisz (2002) tratam de duas concepções distintas de aprendizagem que influenciam o ato de ensinar. Referem-se, respectivamente, às concepções:
A) espontaneísta , em que se acredita que o aluno constrói seus conhecimentos e ao professor cabe ensiná-los e verificar se aprenderam, no primeiro caso, e empirista no segundo, em que se acredita que o aluno aprende o conteúdo independentemente da forma como é ensinado, desde que mediado pelo professor.
B) construtivista , no primeiro caso, em que a aprendizagem é entendida como resultado da aplicação de diferentes alternativas metodológicas, independente de conteúdos, e espontaneísta no segundo caso, que entende a aquisição do conhecimento como resultado da ação do aluno sobre o objeto de conhecimento.
C) empirista , no primeiro caso, vê o sujeito da aprendizagem como um sujeito vazio a ser preenchido pelas experiências e pelo que lhe ensinam, e construtivista no segundo, supõe o aluno protagonista do seu processo de aprendizagem, sendo desafiado a refletir sobre o objeto de conhecimento, recebendo ajuda e interagindo com outras pessoas.
D) estímulo-resposta , em que o aluno responde ao professor, de acordo com o que lhe foi ensinado, atendendo ao que dele se espera, no primeiro caso, e, no segundo, construtivista, em que a aprendizagem é entendida como resultado da aplicação de diferentes alternativas metodológicas.
E) inatista , em que o conteúdo transmitido de forma gradativa para o aluno é o que garante a sua aprendizagem, no primeiro caso, e, no segundo, empirista, em que o aluno é visto como sujeito de sua própria aprendizagem e o professor o mediador da ação do aprendiz sobre o objeto de conhecimento.
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