PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (AMEOSC 2019)
Com relação ao ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, considere o texto abaixo.
“Uma ou mais línguas estrangeiras que concorram para o desenvolvimento individual e nacional podem ser também entendidas como força libertadora tanto em termos culturais quanto profissionais. Essa força faz as pessoas aprenderem a escolher entre possibilidades que se apresentam. (…) A aprendizagem de Língua Estrangeira aguça a percepção e, ao abrir a porta para o mundo, não só propicia acesso à informação, mas também torna os indivíduos, e, consequentemente, os países, mais bem conhecidos pelo mundo. Essa é uma visão de ensino de Língua Estrangeira como força libertadora de indivíduos e de países. (…) Pode-se considerar o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a linguagem como parte dessa visão linguística como libertação.”
(Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira).
O texto faz referência a um conceito de educação:
A) Freireano.
B) Vygotskyano.
C) Freudiano.
D) Piagetiano.
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