PedagogiaA didática e o processo de ensino e aprendizagem
- (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2014)
Na construção da sua Proposta Pedagógica, é dever da escola superar os desafios impostos pelo desenvolvimento cientifico, tecnológico, político e social a partir da sua realidade.
Nas palavras de Guimarães Rosa, na obra Grande Sertão Veredas:
O real não está nem na chegada e nem na saída. Ele se impõe no meio da travessia.
Ao longo dessa travessia, NÃOcabe à escola:
A) uma prática polivalente articulada com a interdisciplinaridade curricular em lugar de uma atuação solitária e fragmentada.
B) uma transmissão de conhecimentos dissociada da experiência de vida dos educandos e dos propósitos da escola.
C) abrir perspectivas, desafios e articulações em lugar de respostas prontas inibidoras da criatividade e da criticidade.
D) oferecer uma proposta significativa que se desenvolve com uso dos recursos da classificação, reclassificação e avaliação no processo.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 153
Vamos para o Anterior: Exercício 151
Tente Este: Exercício 403
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia