Procura

Segurança e saúde no trabalhoNormas regulamentadoras de ministério do trabalho e emprego


EXERCÍCIOS - Exercício 434

  • (AOCP 2018)

Está sendo verificada a existência de insalubridade em um ambiente de trabalho devido à absorção de agentes químicos por via respiratória. A princípio, nesse ambiente, não estão sendo tomadas medidas para a eliminação ou neutralização da insalubridade. As atividades desenvolvidas nesse ambiente envolvem o uso de dois agentes químicos: acetona e ácido clorídrico. Consultando o quadro 1 do anexo 11 da NR-15, foi verificado que a coluna “Valor teto”, para o acetona, está em branco. Já para o ácido clorídrico há marcado o símbolo “+”. Na coluna “Absorção também pela pele”, para ambos os agentes químicos, não há marcado o símbolo “+”. Segundo o quadro 1 do anexo 11 da NR-15, a concentração até 48 horas/semana para o acetona é de 780 ppm e para o ácido clorídrico é de 4 ppm. Considerando as informações apresentadas e o disposto na NR-15, assinale a alternativa correta.


A) Caso alguma das amostragens tomadas no ambiente de trabalho indique concentração superior a 780 ppm de acetona, não é correto caracterizar a insalubridade. É preciso considerar a concentração média na caracterização da insalubridade e, além disso, o valor máximo não deve ser ultrapassado, sob pena de ser considerada situação de risco grave e iminente.

B) Caso alguma das amostragens tomadas no ambiente de trabalho indique concentração superior a 4 ppm de ácido clorídrico, não é correto caracterizar a insalubridade. É preciso considerar a concentração média na caracterização da insalubridade e, além disso, o valor máximo não deve ser ultrapassado, sob pena de ser considerada situação de risco grave e iminente.

C) O acetona e o ácido clorídrico devem ser manipulados com o uso de macacão para proteção do tronco e membros superiores e inferiores.

D) Não podem ocorrer concentrações superiores a 390 ppm de acetona no ambiente de trabalho, pois o fator de desvio (dado pelo quadro 2 do anexo 11 da NR-15) é igual a 0,5.

E) Não podem ocorrer concentrações superiores a 2 ppm de ácido clorídrico no ambiente de trabalho, pois o fator de desvio (dado pelo quadro 2 do anexo 11 da NR-15) é igual a 0,5.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 435

Vamos para o Anterior: Exercício 433

Tente Este: Exercício 84

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.74ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.86ms))((ts_substr_c=1.04ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 7ms))