Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 470

  • (FEPESE 2017)

Texto 1

Arrumando a mala e o espírito

Lembro bem dos dias que antecederam a minha primeira viagem à Europa. Era como se eu estivesse prestes a embarcar para outra galáxia. Quê! Surpresas minhas. Tanto que, quando aterrissei em Londres, não foram os monumentos históricos que me causaram impacto, e sim o fato de me deparar com farmácias, paradas de ônibus e escolas. Meu devaneio não havia previsto o lugar-comum. Sei lá o que imaginava encontrar de tão insólito, só sei que caí na real: as cidades, pelo menos as ocidentais, têm estrutura muito similar: o que nos encanta, na verdade, é o confronto com o nosso outro eu, aquela parte de nós que nunca se conformou com a vida em prisão domiciliar.

Viajar é correr atrás do nosso eu ancestral, aquele rebelde que escapou da domesticação e que não vê a hora do reencontro com sua alma peregrina. Quando pensamos em todas as opções que o planeta oferece, dá uma certa vertigem. Qual o melhor lugar para arrancar a gravata, tirar o salto alto e ficar desnudo para si mesmo? Diante de quais das sete maravilhas do mundo conseguiremos redimensionar o nosso próprio tamanho e passar a viver com mais humildade, prazer e leveza?

Sem ilusões: estamos falando de turismo, e não de um retiro espiritual. O melhor local para conhecer a si mesmo é onde se está todos os dias da semana em todos os anos da vida, uma viagem que não termina e que acontece dentro da gente. O processo é interno, sempre foi. Viajar é apenas o tubo de oxigênio que nos permite mergulhar mais fundo na nossa estranheza e insegurança. Mesmo por uma semana? Que seja. É mais do que dura uma viagem lisérgica. E dessa droga ninguém deveria prescindir, o vício incurável no deslumbre.

Martha Medeiros

Fonte: Revista Viagem e Turismo . Fevereiro de 2017. Texto Adaptado.


Assinale a alternativa que completa corretamente o texto abaixo com base no texto 1.

A autora, a fim de argumentar sobre como viagens podem ser um tubo de oxigênio para se mergulhar mais fundo nas estranhezas e inseguranças subjetivas, ...




A) elenca algumas das possibilidades de viagem para o exterior. Ademais, considera que viajar é viver com mais humildade, prazer e leveza.

B) explica algumas das problemáticas de se viajar para o exterior. Além disso, considera que viajar é uma droga e um vício incurável.

C)

refuta a possibilidade de brasileiros viajarem para o exterior. Além disso, considera que viajar é uma atividade lisérgica.



D) narra algumas de suas impressões pessoais no exterior. Ademais, considera que viajar é uma prática turística e não de retiro espiritual.

E) ratifica a importância de se viajar para o exterior. Ademais, considera que viajar é um reencontro com a alma peregrina.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 471

Vamos para o Anterior: Exercício 469

Tente Este: Exercício 714

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.01ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.75ms))((ts_substr_c=1.49ms))((ts_substr_im=0.85ms))
((total= 9ms))