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PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 361

  • (CESPE 2017)

Texto 10A2CCC

Canção do Tamoio

(Natalícia)

Não chores, meu filho;

Não chores, que a vida

É luta renhida:

Viver é lutar.

A vida é combate,

Que os fracos abate,

Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar.

Um dia vivemos!

O homem que é forte

Não teme da morte;

Só teme fugir;

No arco que entesa

Tem certa uma presa,

Quer seja tapuia,

Condor ou tapir.

E pois que és meu filho,

Meus brios reveste;

Tamoio nasceste,

Valente serás.

Sê duro guerreiro,

Robusto, fragueiro,

Brasão dos tamoios

Na guerra e na paz.

Teu grito de guerra

Retumbe aos ouvidos

D’imigos transidos

Por vil comoção;

E tremam d’ouvi-lo

Pior que o sibilo

Das setas ligeiras,

Pior que o trovão.

Porém se a fortuna,

Traindo teus passos,

Te arroja nos laços

Do inimigo falaz!

Na última hora

Teus feitos memora,

Tranquilo nos gestos,

Impávido, audaz.

E cai como o tronco

Do raio tocado,

Partido, rojado

Por larga extensão;

Assim morre o forte!

No passo da morte

Triunfa, conquista

Mais alto brasão.

As armas ensaia,

Penetra na vida:

Pesada ou querida,

Viver é lutar.

Se o duro combate

Os fracos abate,

Aos fortes, aos bravos,

Só pode exaltar.

Gonçalves Dias. Canção do Tamoio . Internet: <www.dominiopublico.gov.br> (com adaptações).


A partir do texto 10A2CCC, é correto afirmar que, na poesia indianista, a configuração estética do indígena reflete valores e costumes da sociedade brasileira do século XIX, pois, no poema,


A) o índio é inserido em um ambiente predominantemente urbano, sem conexão efetiva com a natureza local.

B) os elementos da cultura indígena são substituídos pelos costumes burgueses adotados pela sociedade brasileira da época.

C) a cultura indígena é mesclada a valores universais para provocar a identificação do brasileiro com um passado heroico ideal.

D) o indígena é representado de forma realista, sendo sua morte trágica relacionada ao advento do processo colonialista.

E) a atitude guerreira dos indígenas do passado é contraposta ao moderno ideal de civilidade da vida burguesa.


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