Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 445

  • (IF-SC 2017)

Santa Catarina é um estado rico em falares, com diferentes padrões linguísticos herdados especialmente das línguas dos colonizadores. Na capital e municípios das redondezas, há um fenômeno linguístico típico que pode ser encontrado no trecho a seguir da banda palhocense “Nós Naldeia”: Reggae na casa amarelaNós Naldeia Senhora dos Navegantes, me ajude a navegar Me leve a terras distantes, mas me dê onda pra voltar Tô indo pra Garopaba, vou descendo o Siriú Hoje o sol nasceu mais forte, no Sonho e na Guarda do Embaú Então eu fico assim quando eu vejo os olhos dela Quando ela chega bate o vento na janela O sonho humano bom a luz de vela Reggae na casa amarela, pra dançar... Disponível em: https://www.letras.mus.br/nos-naldeia/803802/. Acesso em 8 set. 2017.


Analise as informações a seguir e assinale a alternativa que contém informação INCORRETAsobre a língua no espaço catarinense:


A) Há grande influência da língua dos colonizadores poloneses em Santa Catarina, como é possível perceber em Nova Trento.

B) O hunsrückisch (hunsriqueano) é um dialeto falado na Alemanha e também em algumas localidades do Brasil, incluindo municípios de Santa Catarina, como em Antônio Carlos.

C) O talian é uma espécie de língua de comunicação, fruto da junção dos dialetos dos colonizadores italianos. Está presente especialmente no oeste do estado, como em Nova Erechim.

D) O plattdeutsch , uma variedade do alemão, pode ser encontrado em comunidades do espaço catarinense.

E) O mbyá-guarani, o kaingang e o xocleng são exemplos de línguas indígenas encontradas em Santa Catarina.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 446

Vamos para o Anterior: Exercício 444

Tente Este: Exercício 583

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=10.57ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=0.97ms))((ts_substr_im=0.95ms))
((total= 13ms))