Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 148

  • (FUMARC 2018)

No documento “Orientações curriculares para o ensino médio: linguagem, código e suas tecnologias” (2006), aborda-se a piada a seguir, de forma a permitir uma reflexão sobre os diferentes fatores e conhecimentos implicados no processo de produção de sentido.

TEXTO XX

Chegando à fazenda dos avós, para visitá-los, o neto se dirige ao avô, que está na sala:

– Firme, vô?

– Não, fio, Sírvio Santos.

Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf . Acesso em: 2 fev. 2018.

Assinale a alternativa que apresenta consideração INADEQUADA sobre a piada, tendo em vista o processo de compreensão.




A) Na piada, o leitor é levado a reatualizar o sentido de “firme”, tendo em vista a interpretação que um dos personagens da piada faz sobre essa palavra, aspecto diretamente ligado ao humor do texto.

B) O avô é retratado no texto de forma não positiva, fator diretamente ligado à não compreensão da natureza da intervenção do neto.

C) O conhecimento sobre diferenças socioculturais e etárias é importante para que o leitor reconheça os dois personagens e o modo como estes interagem no texto.

D) O conhecimento sobre a natureza do gênero de discurso em questão é fator relevante para a compreensão da piada, uma vez que isso orienta o leitor na construção de expectativas sobre o texto.

E) Os conhecimentos sobre variação dialetal são importantes para a compreensão da piada, os quais levam o leitor entender que as formas “vô”, “Sírvio” e “fio” remetem a uma pronúncia característica de certas localidades do interior do país.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 149

Vamos para o Anterior: Exercício 147

Tente Este: Exercício 604

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=8.56ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.80ms))((ts_substr_c=0.95ms))((ts_substr_im=0.73ms))
((total= 11ms))