PortuguêsInterpretação de textos
- (FCC 2018)
Percursos
Não há dúvida de que uma linha reta é o caminho mais curto entre dois pontos. Mas ninguém pode afirmar que seja também o melhor, o mais indicado, o mais proveitoso, por ser mais alegre, mais bonito ou mais surpreendente. Quem caminha pelas cidades sabe que há trajetos e trajetos: uns para a pressa, outros para animar o espírito. Numa época em que a velocidade se tornou uma espécie de paradigma geral, vale a pena experimentar alternativas para o nosso modo de atravessar os espaços e o tempo.
Imagino quantos motoristas presos num congestionamento não sonharão em abandonar o carro, ou quantos passageiros em deixar o ônibus, e sair à toa e a pé em busca de novos caminhos, desistindo de se submeter à ditadura do relógio e dos compromissos. Se ninguém faz isso, o desejo de libertação existe para todos. As grandes cidades, em vez de oferecerem espaços de circulação ou acolhimento, impõem-nos caminhos intransitáveis, paralisantes. Nosso estilo de vida levou-nos aos impasses urbanos que impositivamente configuram nossa rotina.
Dizia o poeta espanhol António Machado que o caminho se faz caminhando, que os caminhantes é que traçam e qualificam seu destino. Essa convicção deveria inspirar não apenas os responsáveis diretos pelo uso mais desfrutável do espaço urbano, mas todos aqueles que sentem seu compromisso com os rumos e o andamento da civilização .
(Hermínio Toledo, inédito )
O autor do texto parece referendar a afirmação atribuída ao poeta espanhol António Machado, pois ambos
A) repudiam os caminhos que configuram autoritariamente o espaço de nossa circulação pelo mundo.
B) desconsideram a alternativa imaginária de um caminho mais prazeroso do que o traçado de uma linha reta.
C) se deixam atrair pela possibilidade de atravessar os espaços e o tempo de modo a configurar uma rotina.
D) consideram que é possível conciliar a rota dos caminhos impostos com aquela que anima o nosso espírito.
E) acreditam que os congestionamentos induzem-nos a esquecer a ditadura dos relógios e dos compromissos.
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