Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 289

  • (FCC 2018)

Atenção : Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo.

[Cientistas e artistas]

Por meio de seu processo criativo, o cientista viabiliza sua visão de mundo. Na minha opinião, a obra de um cientista, assim como a de um artista, é um reflexo de sua personalidade, da escolha do tema de pesquisa ao estilo e às técnicas usadas na solução de problemas. Claro, o veículo e as linguagens da expressão do cientista e do artista são completamente diferentes. Mas existe um momento entre o surgir de uma ideia e sua expressão, seja por meio de uma equação ou de uma aquarela, que é essencialmente idêntico.
Ao recriar o mundo matematicamente, o cientista reinventa a realidade à sua volta, representando-a com símbolos universais. Mesmo que o processo criativo científico seja tão subjetivo quanto o processo criativo artístico, o produto final do trabalho do cientista é acessível a qualquer outro cientista que domine o vocabulário técnico da ciência. E, espero, também ao público não especializado, pelo esforço da comunidade científica em transmitir suas ideias de modo acessível.
Em princípio, não deve existir subjetividade na interpretação de uma obra científica; os modelos criados por cientistas são universais. É justamente nessa universalidade que reside a força da ciência. As equações que descrevem um fenômeno são idênticas para todos os cientistas, independentes de diferenças religiosas, raciais ou políticas. A Natureza não se presta a jogar nossos tolos jogos de poder. A ciência, em sua versão mais pura, é uma das formas mais humanas de conhecimento.
(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos . São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 24-25)

A comparação possível entre a obra de um cientista e a obra de um artista repousa no fato de que em ambas


A) a forma de conhecimento, sendo essencialmente a mesma, acaba por levar a resultados próximos que, no limite, chegam a confundir-se.

B) verifica-se uma mesma motivação do criador, qual seja, a de materializar uma ideia por meio de uma expressão que a revele para o público.

C) projeta-se um reflexo da personalidade do criador, o que dispensa o público de ter qualquer familiaridade com linguagens específicas.

D) a recriação da Natureza se faz segundo princípios básicos e objetivos, que alcançam uma validade logo reconhecida como universal.

E) o efeito que provocam no público depende de que este reconheça o valor universal e objetivo dos modelos empregados pelo criador.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 290

Vamos para o Anterior: Exercício 288

Tente Este: Exercício 347

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=10.63ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.60ms))((ts_substr_c=1.68ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 14ms))