Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 145

  • (CONSULPLAN 2018)

A gíria é a marca característica da linguagem de um grupo social.

[...]

Sendo um instrumento de agressividade no léxico, como se verá, a gíria está mais ligada à linguagem dos grupos socialmente menos favorecidos ou de oposição a um contexto social.

[...]

A língua é apenas uma entre outras formas de comportamento, um entre outros modos de realização das atividades culturais praticadas pelo grupo. Como essas formas de comportamento, a língua também varia no interior de uma sociedade, de tal maneira que os indivíduos que possuem entre si laços mais estreitos de convívio, relações de maior e mais durável intimidade, apresentam, precisamente por isso, modos de falar muito semelhantes (ou quase idênticos) que os distinguem de outros indivíduos. Quando esses comportamentos, essas marcas contribuem para a formação de uma consciência de grupo; quando os indivíduos fazem dessas marcas grupais uma forma de se auto afirmarem na sociedade, dizemos que essas marcas constituem signos de grupo. Ex.: a moda característica de grupos; a apresentação pessoal (cabelos etc.); o vocabulário gírio com que se comunicam.

No caso específico da língua ou, mais precisamente, do léxico, damos o nome de gíria de grupo ao vocabulário de grupos sociais restritos, cujo comportamento se afasta da maioria, seja pelo inusitado, seja pelo conflito que estabelecem com a sociedade. Inusitados são, por exemplo, os grupos jovens ligados à música, às diversões, aos esportes, aos pontos de encontro nos shoppings , à universidade; conflituosos, violentos são os grupos comprometidos com as drogas e o tráfico, com a prostituição, com o roubo e o crime, com o contrabando, com o ambiente das prisões etc.

[...]

Hoje, com a grande divulgação da informação, com a presença social atuante da mídia, a gíria se vulgariza muito rapidamente, assim como rapidamente se extingue e é substituída por novas formas. Essa efemeridade é uma das características mais presentes no vocabulário gírio e, de certa maneira, identifica-o com a grande mobilidade de costumes da época contemporânea. E, talvez por essa constante dinâmica é que a gíria tornou-se tão utilizada em nossos tempos. [...]

(PRETI, Dino. Revista Língua Portuguesa, São Paulo, 27 fev. 2009.)


Considerando-se as ideias expostas no último parágrafo do texto transcrito, pode-se afirmar que


A) há uma grande resistência para que o uso de uma determinada gíria seja aceito de modo geral.

B) a forma como as gírias surgem e caem no desuso é uma característica compatível com costumes da atualidade.

C) a efemeridade e a constante dinâmica são características da gíria que se opõem sem que haja comprometimento de seu uso.

D) a vulgarização da gíria sempre ocorreu de forma rápida e intensa devido ao seu aspecto popular e de fácil entendimento na comunicação.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 146

Vamos para o Anterior: Exercício 144

Tente Este: Exercício 681

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.53ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.81ms))((ts_substr_c=3.08ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 11ms))