Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 432

  • (FEPESE 2017)

Texto 1

O Sol na obra de Van Gogh

Nenhum outro pintor captou e soube transmitir a luz e a energia do Sol como Vincent van Gogh (1863-1890). Cansado e desgostoso de Paris, Van Gogh passou os dois últimos anos de sua vida no sul da França, que os franceses chamam de Midi . Ele queria pintar ao ar livre, em um contexto mais luminoso. Em uma carta ao seu irmão Theo, em 1888, ele escreveu: "Vim ao Midi por muitas razões. Por querer ver outra luz, crer que a contemplação da natureza sob um céu mais claro pode me dar um ideia mais exata da maneira de sentir e desenhar dos japoneses. Querer, enfim, ver este sol mais intenso, porque pressinto que, sem conhecê-lo, não é possível compreender desde o ponto de vista da realização e da técnica, as obras de Delacroix, e porque me intuiu que as cores do prisma se velam com as brumas do norte".

Após uma violenta discussão com seu amigo pintor Paul Gauguin (1848-1903), e que teve como consequência a famosa mutilação de parte da orelha, Van Gogh foi internado no sanatório de Saint-Rémy. Lá, o Sol continuava presente em suas criações.

Em seus últimos meses de vida, e durante uma das várias internações de Van Gogh no sanatório de SaintRémy, ele descobriu na França meridional uma fonte de inspiração inesgotável: as oliveiras. Com elas compartilhou os últimos dias de sua vida turbulenta. Talvez uma destas obras mais significativas que tenha pintado foi Oliveiras com céu amarelo e Sol . Recentemente, esta obra foi uma das escolhidas em um projeto para sofrer um corte virtual de suas árvores como forma criativa de chamar a atenção para o desmatamento.

Van Gogh era fascinado pelos astros. Sol, Lua, estrelas. Procurava a luz à sua volta. Talvez para iluminar o seu interior sombrio. Ele precisava de todas as luzes da natureza para fazer germinar a natureza da sua Arte.

BELTRÃO, C. Disponível em: <http://artenarede.com.br/blog/index.php/o-sol-na-obra-de-van-googh/> Acesso em:  12/11/2017. [Adaptado]


Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 1.


A) Van Gogh teve que abandonar Paris, sua principal fonte de energia, prazer e inspiração, para ser internado em um sanatório, situação que o deprimiu e tolheu sua criatividade.

B) O sanatório de Saint-Rémy estimulou o espírito criador de Van Gogh, pois foi em uma das internações que ele descobriu as oliveiras como fonte de inspiração, as quais o acompanharam até o fim de seus dias.

C) O fascínio de Van Gogh pelos astros é explicado como uma projeção natural de sua vida sempre ao ar livre e puro, em contato direto com a luz e a energia solar, que se confundiam com a luz vibrante que irradiava constantemente de sua vida interior.

D) Os primeiros anos da vida de Van Gogh foram marcados pela turbulência e pelo auge de sua criação no seio da sociedade parisiense; os anos finais foram de uma vida calma e interiorana, o que se refletiu em cores veladas e esmaecidas impressas em suas últimas pinturas.

E) No século XIX, Van Gogh já demonstrava preocupação explícita com o meio ambiente, o que fica evidenciado em sua forma criativa de chamar a atenção para o desmatamento por meio da obra Oliveiras com céu amarelo e Sol .


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 433

Vamos para o Anterior: Exercício 431

Tente Este: Exercício 393

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=11.90ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.77ms))((ts_substr_c=1.86ms))((ts_substr_im=0.73ms))
((total= 15ms))