Procura

Direito administrativoCláusulas exorbitantes e equilíbrio econômico-financeiro


EXERCÍCIOS - Exercício 420

  • (FGV 2008)

Em concessão de serviço público precedido por obra, pactuada entre um Município e uma sociedade privada, há o inadimplemento do contrato por parte da concessionária, devido à desvalorização da moeda. É correto afirmar que:


A) não haverá revisão nem rescisão do contrato; aplica-se, no caso, o princípio pacta sunt servanda , porque a coletividade não pode ser prejudicada.

B) se aplica, no caso, o princípio da cláusula rebus sic stantibus , e há, obrigatoriamente, a rescisão do contrato sem indenização ao particular.

C) se aplica, no caso, a Teoria da Imprevisão, em que a álea econômica é elemento característico e cujo fundamento é o princípio da cláusula rebus sic stantibus .

D) se aplica, no caso, a teoria do Fato do Príncipe, cujo pressuposto é a álea econômica e cujo princípio basilar é o pacta sunt servanda .

E) não haverá revisão nem rescisão do contrato quer se aplique a Teoria da Imprevisão, quer se aplique a Teoria do Fato do Príncipe.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 421

Vamos para o Anterior: Exercício 419

Tente Este: Exercício 170

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito administrativo






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.71ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.77ms))((ts_substr_c=1.41ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 6ms))