DiversosDiversos (7)
- (COPESE - UFJF 2018)
Muitas vezes, nas escolas, acredita-se que apenas a atuação do intérprete educacional em sala de aula é suficiente para a busca da acessibilidade do aluno surdo em uma escola inclusiva. Quadros (2004) aponta alguns outros elementos que maximizam esse acesso, marque a alternativa INCORRETA:
A) Os alunos surdos participam das aulas visualmente, por isso o professor precisa estabelecer tempo hábil para eles olharem para o intérprete, olhar para as anotações no quadro, olhar para os materiais que o professor estiver utilizando em aula.
B) Sobre as anotações referentes ao conteúdo, é importante que o intérprete educacional auxilie o aluno, fazendo-as, uma vez que o aluno surdo manterá sua atenção na aula e não disporá de tempo para realizá-las.
C) O professor precisa garantir a participação do aluno surdo no desenvolvimento da aula através de perguntas e respostas que exigem tempo dos colegas e professores para que a interação se dê.
D) A questão da iluminação também deve sempre ser considerada, uma vez que sessões de vídeo e o uso de datashow podem ser recursos utilizados em sala de aula.
E) Em qualquer sala de aula, o professor é a figura que tem autoridade absoluta, portanto, durante um questionamento de um aluno surdo, é importante que o intérprete educacional direcione as perguntas para o próprio professor.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 458
Vamos para o Anterior: Exercício 456
Tente Este: Exercício 149
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Diversos