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EXERCÍCIOS - Exercício 444

  • (Colégio Pedro II 2018)

O programa adotado pela maioria das escolas do Brasil para a 1 asérie do ensino médio concentra muitos assuntos ligados à geografia física. A teoria da deriva continental é um dos pilares teóricos assumidos no conhecimento escolar para desenvolver temas que envolvem a formação geológica do planeta. Por ser uma teoria complexa e conter muitos detalhes, o desafio docente consiste em combinar a precisão teórica com a adequação da linguagem utilizada em sala de aula.
Todas as alternativas a seguir trazem assuntos importantes relacionados à teoria tectônica de placas. Identifique aquela em que a forma de apresentação do conteúdo traz, ao mesmo tempo, informações corretas, e linguagem adequada à 1 asérie do ensino médio.


A) Se considerarmos as camadas da Terra, notamos que a litosfera é pouco espessa, como a casca de uma laranja. Sua espessura tem em média 10 mil quilômetros, sendo “quebrada” por falhas e fraturas.

B) As placas tectônicas são como peças de um grande quebra-cabeça que “boiam” sobre o magma. Embora não possamos perceber, elas se movimentam em uma velocidade de aproximadamente dois centímetros por ano.

C) A crosta continental tem composição litológica muito variada, pois compreende rochas de caráter ácido até ultramáfico, Podemos subdividi-la em camadas (superior e inferior) que apresentam diferentes graus de metamorfismo.

D) Os limites entre as placas podem ser convergentes (quando colidem), divergentes (quando se afastam) ou conservativos (quando deslizam lateralmente). Um bom exemplo de colisão pode ser observado na Cordilheira Dorsal Atlântica.


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