Procura

DiversosDiversos (7)


EXERCÍCIOS - Exercício 168

  • (UECE-CEV 2018)

Os pensamentos de Mário de Andrade e Gilberto Freyre foram determinantes na elaboração da música Armorial que, na década de 1970, buscou construir um universo imagético com base em manifestações rurais nordestinas. A apologia da música armorial à mestiçagem cultural ibérica, pelas alegadas contribuições de mouros, judeus e cristãos e por seu vínculo ancestral com a cultura sertaneja nordestina, determinou que os compositores hibridizassem matrizes nordestinas, ibéricas, indígenas e negras.

AMARAL, C. Premissas estéticas e ideológicas da música armorial. Rio de Janeiro, 2013. Adaptado.

Analise as proposições a seguir, a respeito do fragmento do texto de Carlos Amaral.

I. Na década de 1990, o movimento Manguebeat emergiu em reação aos que apenas usavam a cultura popular sem desenvolvê-la, usando suas formas sem retribuir de algum modo através de políticas culturais limitadas e sem ousadia.

II. Recriar uma arte musical erudita a partir do romanceiro popular nordestino trazia um contrassenso natural que era tomar a música do movimento Armorial por música folclórica, quando a primeira se baseia na segunda.


A respeito dessas asserções, é correto afirmar que


A) ambas são falsas.

B) ambas são verdadeiras.

C) I é falsa e II é verdadeira.

D) I é verdadeira e II é falsa.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 169

Vamos para o Anterior: Exercício 167

Tente Este: Exercício 241

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.55ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.55ms))((ts_substr_c=1.11ms))((ts_substr_im=0.73ms))
((total= 8ms))