PedagogiaLei nº 9.394/96 - lei de diretrizes e bases da educação nacional (ldben) e suas alterações
- (FCC 2016)
Alguns autores defendem a ideia de que foi somente na LDB 9.394/96 que tivemos um avanço na natureza dos laços que devem relacionar a noção de autonomia e o projeto pedagógico da unidade escolar, e basicamente por duas razões: porque a Lei estabeleceu que aquele projeto é tarefa coletiva e de responsabilidade das comunidades escolar e local, e porque ela retomou, como princípio de toda a educação nacional, o “pluralismo de ideias e concepções pedagógicas”. Isto posto, para estes autores, ao nível da escola tais fundamentos implicam na efetiva consideração da “convivência democrática”. A partir dessas posições, pode-se admitir que a construção do projeto pedagógico de cada unidade escolar deve se fundamentar em uma noção de democracia que I. aceita e considera os diferentes e as diferenças. II. tolera posições éticas e políticas unilaterais. III. considera a discordância parte componente do debate coletivo. IV. entende que o conflito é inerente a qualquer grupo social. V. considera apenas a vontade da maioria. Está correto o que se afirma APENAS em
A) II, III e V.
B) II, III e IV.
C) I, III e IV.
D) I, II e V.
E) I, IV e V.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 316
Vamos para o Anterior: Exercício 314
Tente Este: Exercício 436
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia