Educação físicaCritérios de seleção e organização dos conteúdos da educação física
- (CESPE / CEBRASPE 2021)
Texto 2A2-II
Uma professora pede aos alunos que se organizem em
equipes com seis integrantes cada uma. O espaço permite que os
jogos ocorram simultaneamente. Ela organiza os campos de
modo que um wicket (garrafa PET ou cone) fique distante
aproximadamente 10 metros de outro. Ela usa um giz para
demarcar o crease de cada rebatedor. A equipe atacante participa
do jogo com dois jogadores de cada vez, os quais ficam de posse
de bastões. A equipe defensora deve contar com seis jogadores:
dois deles são os lançadores, que se posicionam atrás de cada
wicket. Os demais ficam espalhados pelo campo de jogo para a
recuperação da bola. Quando os atacantes rebatem uma bola, é
possível efetuar a troca de crease , cada qual equivalendo a um
ponto. Os defensores podem eliminar os rebatedores: a) quando a
bola bater no wicket (não é necessário derrubá-lo); b) quando
algum defensor pegar a bola no ar, sem que ela toque o solo,
depois da rebatida de um atacante; c) quando a bola acertar o
wicket com o adversário fora do seu crease; d) quando a bola
acertar a perna do rebatedor ao ser arremessada na direção do
wicket.
Suraya Darido et.al. Práticas corporais: educação física,
6º a 9º anos. São Paulo: Moderna, 2018 (com adaptações).
A prática ilustrada no texto 2A2-II retrata o esporte
A) de campo e taco.
B) de combate.
C) de marca.
D) de invasão.
E) de rede/parede.
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