Procura

Direito constitucionalSistema tributário nacional


EXERCÍCIOS - Exercício 392

  • (EXATUS 2019)

De acordo com a Constituição da República de 1988, acerca do Sistema Tributário Nacional, é correto afirmar que:


A) Sempre que possível, os impostos não terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.

B) As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos, salvo em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.

C) Cabe à lei ordinária dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

D) Competem à União, em Território Federal, os impostos estaduais e, se o Território não for dividido em Municípios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos estaduais.

E) A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 393

Vamos para o Anterior: Exercício 391

Tente Este: Exercício 434

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Direito constitucional






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.14ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.81ms))((ts_substr_c=1.50ms))((ts_substr_im=1.00ms))
((total= 8ms))