Procura

ArquiteturaPolíticas públicas


EXERCÍCIOS - Exercício 16

  • (FCM 2016)

Para Marcelo Lopes de Souza (2002, p.75), o planejamento e a gestão urbanos têm como objetivo essencial o desenvolvimento urbano que, por sua vez, define-se por outros dois objetivos derivados, o aumento da justiça social e a melhoria da qualidade de vida.
Considerando essa afirmativa, é correto afirmar que:


A) A autonomia é o parâmetro essencial do desenvolvimento urbano ao qual são subordinadas, a partir do ponto de vista operacional, a justiça social e a qualidade de vida.

B) Toda forma de desenvolvimento implica mudança, assim, mesmo que esse desenvolvimento traga efeitos colaterais negativos, permanece sendo uma manifestação legítima de ser chamada como tal.

C) As experiências práticas cotidianas e os saberes locais devem se articular com as teorias dos especialistas e técnicos de planejamento a fim de orientar intervenções urbanísticas universais que sejam benéficas a toda a população.

D) As adaptações singularizantes dos parâmetros urbanísticos, válidas para a avaliação de uma situação ou para o desenho de uma intervenção concreta, devem ser especificadas por um analista, pesquisador ou planejador profissional para serem executadas em nível institucional.

E) A ciência econômica e os avanços técnicos e tecnológicos devem ser vistos como fins em si mesmos no processo de desenvolvimento urbano, pois, em última instância, são a justiça social e a qualidade de vida que se ocupam dos meios a serviço de objetivos mais elevados de desenvolvimento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 17

Vamos para o Anterior: Exercício 15

Tente Este: Exercício 61

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Arquitetura






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=1.82ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.50ms))((ts_substr_c=0.72ms))((ts_substr_im=0.91ms))
((total= 4ms))