Procura

ArquiteturaPolíticas públicas


EXERCÍCIOS - Exercício 12

  • (FUNRIO 2016)

O Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina, atrás apenas de Guatemala, Honduras e Colômbia. É o que indica o relatório Estado das Cidades da América Latina e do Caribe 2012- Rumo a uma nova transição urbana, divulgado ontem pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A região tem ainda 11 milhões de pessoas vivendo em moradias precárias (um quarto da população). O relatório internacional divulgado ontem mostra também que um quarto da população da América Latina é pobre, ou seja, vive com menos de U$2,00 por dia, conforme critério adotado pela ONU. São 124 milhões de pessoas, das quais 111 milhões moram em moradias precárias, incluindo favelas. Em 20 anos (1990-2010), aumentou em 5 milhões o número de habitantes nos chamados assentamentos precários. Felipe Werneck Adaptado de O Estado de São Paulo, 22/08/2012. http://sao-paulo.estadao.com.br De acordo com os trechos reproduzidos acima, e considerando o debate atual sobre habitação e direito a moradia, a alternativa cujos conceitos NÃO estão relacionados diretamente ao conceito de transição urbana é:


A) Os assentamentos precários fazem parte da transição que está acontecendo nas cidades.

B) Políticas públicas de “desfavelização”, ou remoção de favelas, são idéias obsoletas e não contribuirão para a “nova transição urbana”.

C) A transição diz respeito a um fenômeno que vem ocorrendo mundialmente em países subdesenvolvidos de diversas partes do mundo, considerando o crescimento exponencial das áreas informais configurando um “planeta Favela”.

D) A transição urbana diz respeito ao surgimento de políticas de provisão habitacional como o programa Minha Casa Minha Vida, que vem revertendo o problema da moradia precária no país, e no futuro serão responsáveis pela conformação de cidades menos desiguais.

E) Na primeira metade do século XX a maior parte da população da América Latina e Caribe era rural; se a primeira transição diz respeito ao fenômeno da migração da população para os grandes centros urbanos, no século XXI ocorre a segunda transição, de projeção econômica de muitas cidades de porte médio, crescimento exponencial de áreas informais e assentamentos precários nestas áreas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 13

Vamos para o Anterior: Exercício 11

Tente Este: Exercício 82

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Arquitetura






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.23ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.53ms))((ts_substr_c=0.72ms))((ts_substr_im=0.98ms))
((total= 4ms))