Procura

ArquiteturaPolíticas públicas


EXERCÍCIOS - Exercício 22

  • (FCM 2016)

A respeito do papel da cultura no que tange ao planejamento urbano, Arantes (2000, p.47) diz:
“Com o sinal trocado, era justamente isso que Guy Debord queria dizer quando profeticamente anunciou que a cultura seria a ‘mercadoria vedete’ na próxima rodada do capitalismo, exercendo a mesma função estratégica desempenhada nos dois ciclos anteriores pela estrada de ferro e pelo automóvel.”
A importância atribuída à cultura pela autora, ao longo do texto, é:


A) A cultura não é instrumento neutro nas práticas mercadológicas de produção da cidade.

B) A cultura moderna que trata a cidade como máquina de morar, trabalhar, circular etc. atende às exigências de uma nova fase de reestruturação do capitalismo.

C) O reconhecimento do valor da multiplicidade cultural, entre as diferentes cidades, localiza-as no cenário econômico mundial, permitindo a expansão igualitária de uma rede de cidades globalizadas.

D) A modernização do aspecto cultural das cidades passa a ser a principal responsável por avanços econômicos e sociais, que passam a ser usados como registro midiático no que se refere ao marketing urbano.

E) O desenvolvimento de uma imagem forte e positiva da cidade é essencial para sua inserção nos circuitos internacionais, de modo que seu capital cultural simbólico é proporcional aos avanços socioeconômicos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 23

Vamos para o Anterior: Exercício 21

Tente Este: Exercício 19

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Arquitetura






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.14ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.70ms))((ts_substr_c=0.54ms))((ts_substr_im=0.95ms))
((total= 5ms))