PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (Colégio Pedro II 2019)
Teorias do desenvolvimento são conjuntos sistemáticos de informações refletidas, com base em estudos e pesquisas sobre a expansão dos planos físico, social e intelectual da pessoa, desde o seu nascimento até a maturidade da vida. Formuladas por pesquisas de diversas orientações, elas nos ajudam a examinar o desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto em diferentes perspectivas. Bee & Boyd (2011) destacam três abordagens sobre o desenvolvimento humano – teorias da aprendizagem, psicanalíticas e cognitivas – e suas principais ideias.
BEE, H.; BOYD, D. A criança em desenvolvimento . 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
Tendo em conta as principais ideias das teorias da aprendizagem organizadas por Bee & Boyd, é correto afirmar que
A) os processos de codificação, armazenamento e recuperação se alteram com a idade, causando mudanças na função memória.
B) a personalidade se desenvolve através de oito crises existenciais durante todo o período de uma vida.
C) a interação social é crítica para desenvolver o pensamento e a solução de problemas.
D) as pessoas aprendem com base em modelos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 343
Vamos para o Anterior: Exercício 341
Tente Este: Exercício 298
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia