PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (VUNESP 2019)
Segundo Oliveira (in: La Taille, Oliveira e Dantas, 1992), falar da perspectiva de Vygotsky é falar da dimensão social do desenvolvimento humano. Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas predominantes na União Soviética pós-revolução de 1917, Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a ideia de que
A) todo o conhecimento é social e criado a partir de uma experiência que ocorre por meio dos sentidos.
B) o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social.
C) o conhecimento é social e sua evolução ocorre por meio da atualização de estruturas pré-formadas.
D) as teorias sobre a realidade são construídas por nós, e determinam nossa interpretação sobre ela.
E) é o outro social que determina em nós a representação que temos dos objetos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 284
Vamos para o Anterior: Exercício 282
Tente Este: Exercício 350
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia