PedagogiaTeorias do desenvolvimento e da aprendizagem
- (IBADE 2020)
O nível de competência intelectual de uma pessoa em um determinado momento de seu desenvolvimento depende da natureza de seus esquemas, do número deles e da maneira como se combinam e se coordenam entre si. Levando em conta tais critérios Piaget concebe o desenvolvimento cognitivo como uma sucessão de estágios e subestágios caracterizados pela forma particular de como os esquemas se organizam e se combinam entre si formando estruturas. Na psicologia genética, os três grandes estágios ou períodos evolutivos no desenvolvimento cognitivo são:
A) sensório perceptual ( 18-24 meses) – inteligência operante (2 anos – 10/11 anos) – operações formais (15/16 anos – em diante).
B) sensório motor ( nascimento - 18/24 meses) – inteligência representativa (2 anos – 10/11 anos) – operações formais (15/16 anos – em diante).
C) sensório motor (nascimento - 12 meses) – inteligência representativa (1 ano – 10/11 anos) – operações formais (15/16 anos – em diante).
D) sensório motor (nascimento - 12 meses) – inteligência representativa (1 ano – 7/8 anos) – operações formais (9/10 anos – em diante).
E) sensório motor nascimento - 12 meses) – inteligência operante (1 ano – 7/8 anos) – operações formais (9/10 anos – em diante).
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 421
Vamos para o Anterior: Exercício 419
Tente Este: Exercício 264
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia