Procura

Administração financeira e orçamentáriaPrincípios orçamentários


EXERCÍCIOS - Exercício 155

  • (IF-MS 2019)

Os princípios orçamentários são premissas a serem observadas na concepção de proposta orçamentária. Eles foram criados para garantir a racionalidade, a transparência e a eficiência na elaboração de um orçamento. Diante do exposto, marque a alternativa CORRETA:


A) Princípio da universalidade: estabelece que toda e qualquer receita ou despesa deve estar prevista na lei orçamentária, proporcionando equilíbrio orçamentário, a fim de facilitar a compreensão.

B) Princípio da não afetação: nenhuma parcela da receita de impostos poderá ser reservada ou comprometida para atender determinados gastos. Esse dispositivo visa garantir que o gestor possa alocar recurso para atender as despesas de acordo com as prioridades que cada circunstância requer.

C) Princípio da exclusividade: esse princípio tem por escopo autorizações globais, ou seja, as despesas devem ser classificadas com um nível de desagregação que facilite a análise por parte das pessoas.

D) Princípio do equilíbrio orçamentário: as despesas podem ultrapassar as receitas previstas, desde que o orçamento público esteja estabelecido em termos de receitas existentes e despesas compatíveis aos ingressos.

E) Princípio da publicidade: por esse princípio, o projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativos do efeito sobre as receitas e despesas, possibilitando a fiscalização e o controle interno da execução orçamentária.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 156

Vamos para o Anterior: Exercício 154

Tente Este: Exercício 412

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Administração financeira e orçamentária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.83ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.59ms))((ts_substr_c=1.16ms))((ts_substr_im=0.79ms))
((total= 6ms))