DiversosDiversos (8)
- (COMPERVE 2018)
Em uma instituição de ensino que conta com um psicólogo escolar e educacional em seu quadro funcional, um professor da área de matemática recorre a esse profissional demandando-lhe explicações para a situação de determinada turma, na qual mais de 70% dos estudantes ficarão reprovados. Considerando a concepção qualitativa sobre a avaliação da aprendizagem, faz-se necessário refletir que
A) os instrumentos avaliativos visam medir, de forma objetiva, fidedigna e neutra, o desempenho dos estudantes na aprendizagem de conteúdos específicos bem como em relação a mudanças comportamentais e aquisição de conhecimentos com base em objetivos pré-definidos pelo sistema de ensino e pelo professor.
B) a instituição precisa considerar a natureza do conhecimento a ser avaliado, o que explica a situação descrita pelo professor, na medida em que poucos estudantes apresentam aptidões para a matemática, de modo que os demais obtêm resultados insatisfatórios, o que justifica a reprovação de 70% da turma.
C) o professor também está implicado no processo avaliativo, na medida em que imprime sua concepção de aprendizagem no modo como elabora e interpreta os resultados dos instrumentos que utiliza, devendo, assim, ser incluído em uma possível intervenção do psicólogo escolar e educacional diante dessa situação.
D) os estudantes precisam ser classificados de acordo com os padrões científicos e sociais vigentes, haja vista que, ao final do processo de ensino, serão certificados como aptos para desempenhar determinadas funções em um mundo que é competitivo e no qual apenas os melhores conseguirão alcançar os cargos mais valorizados.
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