Procura

DiversosDiversos (8)


EXERCÍCIOS - Exercício 173

  • (CONSULPLAN 2018)

Observe os trechos a seguir, transcritos do texto “Política de Cotas no Brasil: política social?”, de Janete Luzia Leite da UFRJ:

“O negro, doravante, não mais pertence à parcela dos explorados pelo capital – portanto, ‘igual’ a todos aqueles pertencentes à classe trabalhadora –, mas descola-se dos trabalhadores, para se tornar ‘merecedor’ de políticas de exceção, porque é ‘diferente’ dos demais.” [...] “É notória a existência de desigualdades a serem enfrentadas pelos negros que, nesta sociedade, possuem – na média geral – menos escolaridade, salário, saúde, emprego e moradia que os brancos e asiáticos.”

Baseado nos conhecimentos sobre políticas afirmativas e organização de interesses minoritários, assinale a afirmativa que se coaduna com a ideia expressa pela autora.




A) A condição social do negro no Brasil é igual a de qualquer indivíduo que vive em precárias condições socioeconômicas.

B) As políticas de cotas são suficientes para combater o preconceito e a discriminação que atingem a população negra brasileira.

C) Fragmentar o interesse das minorias, reforçando estereótipos de “inferioridade”, é a melhor forma de combater as desigualdades sociais.

D) As políticas de cotas não resolvem o problema estrutural que é a falta de políticas públicas para emancipação do indivíduo no sistema capitalista.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 174

Vamos para o Anterior: Exercício 172

Tente Este: Exercício 436

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=6.58ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.54ms))((ts_substr_c=1.16ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 9ms))