Procura

PedagogiaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 229

  • (VUNESP 2015)

Gilda, PEB II, estuda a obra de Cortella (1998) ao preparar-se para um concurso de seleção do magistério paulista. Esse autor afirma que para examinar o sentido social do que o educador faz na escola é preciso que este tenha uma compreensão política da finalidade de seu trabalho pedagógico, reconhecendo qual concepção ele adota sobre a relação entre Sociedade e Escola. Para isso, o mesmo autor apresenta algumas concepções sobre essa relação e lhes dá nomes específicos.
Gilda demonstra compreender corretamente as concepções apresentadas pelo autor, quando reconhece que


A) conforme o pessimismo ingênuo, a Escola detém uma autonomia relativa nas suas interações com a Sociedade, pois de um lado é dominada por esta e de outro exerce uma intervenção ativa sobre a mesma e não é neutra em suas ações.

B) o otimismo ingênuo atribui à Escola uma missão salvadora que alavanca o progresso e o desenvolvimento, tendo uma autonomia relativa para extinguir a ignorância e a miséria que proliferam na Sociedade.

C) no otimismo crítico, o educador é alguém com um papel político-pedagógico e sua tarefa não é neutra, nem absolutamente circunscrita. Assim, a educação escolar e os educadores têm uma autonomia relativa quanto à Sociedade.

D) o protecionismo político desenvolve programas de merenda escolar, de assistência ao educando, ofertando material educativo, uniforme, além de ter outras ações como as de inovar a prática educativa escolar e a própria Sociedade.

E) para o pessimismo ingênuo, a Escola tem como função reproduzir a desigualdade social, sendo o educador o único a combater essa função e conseguir impedir que a Sociedade interfira nos destinos da educação.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 230

Vamos para o Anterior: Exercício 228

Tente Este: Exercício 7

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=2.36ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.63ms))((ts_substr_c=1.13ms))((ts_substr_im=0.76ms))
((total= 5ms))