PedagogiaDiversos (2)
- (VUNESP 2015)
Com o objetivo de discutir os possíveis efeitos que as avaliações externas, como a Provinha Brasil e o IDEB, poderiam causar na percepção da escola sobre si própria e na visão da comunidade sobre a escola, foi realizada uma reunião dos docentes da EMEF Fernando de Noronha. No decorrer dos trabalhos, emergiu a necessidade de se conceituar qualidade, pois essa palavra relaciona-se com diversos fatores, como a cultura, modelos mentais e expectativas individuais. Diante da diversidade de concepções externadas pelos presentes, Silvana, uma professora PEB II da escola, sugeriu que adotassem o conceito de “qualidade negociada”, apresentado por Bondioli (2004) e divulgado no meio acadêmico brasileiro por Freitas (2005). Para esclarecer as dúvidas surgidas, Silvana explicou corretamente aos colegas que a “qualidade negociada”
A) resulta de um processo de avaliação institucional construído coletivamente, tendo como referência o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
B) entende a mudança como parte de ações gerenciais administradas a partir de um ‘centro pensante’ externo à escola e capaz de assessorá-la
C) exige que cada escola defina autonomamente seus indicadores de qualidade, condição necessária à superação das desigualdades sociais.
D) é um dado de fato, é um valor absoluto, é adequação a um padrão ou a normas estabelecidas a priori pelos órgãos governamentais
E) traz a dimensão da participação da comunidade na administração da escola para que os padrões de qualidade fixados pelo governo sejam atingidos.
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