Procura

PedagogiaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 320

  • (VUNESP 2015)

Com o objetivo de discutir os possíveis efeitos que as avaliações externas, como a Provinha Brasil e o IDEB, poderiam causar na percepção da escola sobre si própria e na visão da comunidade sobre a escola, foi realizada uma reunião dos docentes da EMEF Fernando de Noronha. No decorrer dos trabalhos, emergiu a necessidade de se conceituar qualidade, pois essa palavra relaciona-se com diversos fatores, como a cultura, modelos mentais e expectativas individuais. Diante da diversidade de concepções externadas pelos presentes, Silvana, uma professora PEB II da escola, sugeriu que adotassem o conceito de “qualidade negociada”, apresentado por Bondioli (2004) e divulgado no meio acadêmico brasileiro por Freitas (2005). Para esclarecer as dúvidas surgidas, Silvana explicou corretamente aos colegas que a “qualidade negociada”


A) resulta de um processo de avaliação institucional construído coletivamente, tendo como referência o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

B) entende a mudança como parte de ações gerenciais administradas a partir de um ‘centro pensante’ externo à escola e capaz de assessorá-la

C) exige que cada escola defina autonomamente seus indicadores de qualidade, condição necessária à superação das desigualdades sociais.

D) é um dado de fato, é um valor absoluto, é adequação a um padrão ou a normas estabelecidas a priori pelos órgãos governamentais

E) traz a dimensão da participação da comunidade na administração da escola para que os padrões de qualidade fixados pelo governo sejam atingidos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 321

Vamos para o Anterior: Exercício 319

Tente Este: Exercício 382

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.76ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.73ms))((ts_substr_c=0.94ms))((ts_substr_im=0.97ms))
((total= 7ms))