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PedagogiaDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 254

  • (VUNESP 2015)

Resende, in Veiga e Resende (orgs., 1998), aponta que a fragilidade da escola no trato com o multiculturalismo representa a própria fragilidade da relação entre educação e sociedade, pois a autora pondera que “as diferenças devem ser analisadas como produto da história, da ideologia e das relações de poder”. Ela cita Candau (1997) para defender que no currículo haja transparência e autenticidade cultural, visto que o encontro entre culturas demanda desestabilização, relativização e a própria contestação. Resende (1998) argumenta que se coloca aos educadores que optam por um projeto coletivizado, pela decisão democrática e pela articulação entre a realidade e o referencial estabelecido, o desafio de concretizar essas opções, sendo necessário, para isso, criar espaços para confronto entre o pensar e o agir, identificar diferenças, revisar e revisitar princípios, teorias, categorias e conceitos de modo a


A) evitar rompimentos e promover harmonia

B) admitir rupturas e produzir superações

C) hierarquizar culturas mediante a ciência.

D) combater as perplexidades com esclarecimentos.

E) substituir o instituído pelo caos criativo.


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