PedagogiaDiversos (2)
- (VUNESP 2015)
Diante da situação alarmante pela qual vem passando o mundo em relação à intolerância religiosa, política e racial, os professores da EMEF Otaviano Peixoto dedicaram parte do tempo da semana de planejamento do ano letivo de 2015 para discutirem e projetarem uma melhor operacionalização da Lei n o11.645/2008, que trata da inclusão obrigatória da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” no currículo oficial da rede de ensino. Para viabilizar essa tarefa, estudaram o texto de Munanga (2003), no qual encontraram a seguinte afirmação:
A) apesar de ainda hoje a sociedade brasileira carregar o saldo negativo de um racismo elaborado nos séculos XVIII e XIX, as práticas racistas persistem porque suas vítimas se alienam e não lutam por seus direitos
B) os conteúdos disciplinares em sala de aula são importantíssimos nos processos formativos e informativos, pois possuem o poder de modificar por si sós as representações coletivas negativas que a sociedade brasileira tem do negro e do índio.
C) mesmo depois da supressão das leis do apartheid na África do Sul, continua existindo em várias partes do mundo um racismo institucionalizado e explícito, como ocorre nos Estados Unidos, nos países da Europa ocidental e inclusive no Brasil.
D) no Brasil, a comprovada existência de uma democracia racial colaborou com a efetivação de políticas de “ação afirmativa” que, graças à cultura mestiça (nacional), possibilitou a implantação do multiculturalismo no sistema educacional brasileiro
E) olhando a distribuição geográfica do Brasil e sua realidade etnográfica, percebe-se que não existe uma única cultura branca e uma única cultura negra e que regionalmente podemos distinguir diversas culturas no Brasil.
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