Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 467

  • (FUVEST 2022)

<div "="" a="" ainda="" ambiente="" ao="" aptos="" aria-label="De acordo com Coletivo de Autores (2012), no âmbito da escola, os exercícios físicos na forma cultural de jogos, ginástica, dança, surgem na Europa no final do século XVIII e início do século XIX. Esse é o tempo e o espaço da formação dos sistemas nacionais de ensino característicos da sociedade burguesa. A Europa constituiu-se no palco da construção e consolidação de uma nova sociedade - a sociedade capitalista. Nessa perspectiva, a força física, a energia física, transformava-se em força de trabalho e era vendida como mais uma mercadoria, e era a única coisa de que o trabalhador dispunha. Assim, a educação física adentrou a escola e começou a ser vista como importante instrumento de aprimoramento físico dos indivíduos que, De acordo com Coletivo de Autores (2012), no âmbito da escola, os exercícios físicos na forma cultural de jogos, ginástica, dança, surgem na Europa no final do século XVIII e início do século XIX. Esse é o tempo e o espaço da formação dos sistemas nacionais de ensino característicos da sociedade burguesa. A Europa constituiu-se no palco da construção e consolidação de uma nova sociedade - a sociedade capitalista. Nessa perspectiva, a força física, a energia física, transformava-se em força de trabalho e era vendida como mais uma mercadoria, e era a única coisa de que o trabalhador dispunha. Assim, a educação física adentrou a escola e começou a ser vista como importante instrumento de aprimoramento físico dos indivíduos que, "fortalecidos" pelo exercício físico, estariam mais aptos para contribuir com a grandeza da indústria nascente, dos exércitos, assim como com a prosperidade da pátria. Ainda em relação ao contexto histórico e a emergência do componente no ambiente escolar, os autores destacam:


A) Alguns intelectuais tiveram o mérito de aliar ao desenvolvimento da ginástica ou educação física na escola a garantia de um espaço de respeito e consideração da área perante os demais componentes curriculares.

B) As práticas pedagógicas da Educação Física pensadas e postas em ação, correspondiam aos interesses da classe trabalhadora daquele período histórico.

C) Cuidar do corpo significa também cuidar da nova sociedade em construção, uma vez que, a força de trabalho produzida e posta em ação pelo corpo é fonte de riqueza para todos.

D) As primeiras sistematizações sobre os exercícios físicos são denominadas de Métodos Ginásticos, tendo como autores mais conhecidos o sueco P. H. Ling, o francês Amoros e o alemão A. Spiess.

E) Desenvolver e fortalecer física e moralmente os indivíduos não deveriam, portanto, ser funções desempenhadas pela Educação Física no sistema educacional.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 468

Vamos para o Anterior: Exercício 466

Tente Este: Exercício 136

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=4.46ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.69ms))((ts_substr_c=0.86ms))((ts_substr_im=1.20ms))
((total= 7ms))