PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (IESES 2022)
“Compreende-se [...] que a escola, campo específico de educação, não é um elemento estranho à sociedade humana, um elemento separado, mas uma ‘instituição social’, um órgão feliz e vivo, no conjunto das instituições necessárias à vida, o lugar onde vivem a criança, a adolescência, a mocidade, de conformidade com os interesses e as alegrias profundas de sua natureza. A educação, porém, não se faz somente pela escola, cuja ação é favorecida ou contrariada, ampliada ou reduzida pelo jogo de forças inumeráveis que concorrem ao movimento das sociedades modernas.” Lançado em 1932, o texto transcrito é parte do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e reflete uma visão da escola na sociedade. Com relação à relação proposta, assinale a alternativa correta no que se refere à perspectiva de escola alinhada ao Manifesto:
A) Aproximação dos ideais de escola sem partido.
B)
Vislumbra uma educação anarquista, sem envolvimento com questões políticas, voltada para a relação com a natureza e com uma visão de Estado mínimo.
C) Vinculação da escola com a sociedade.
D) Caracterização da essência de escola como formadora de profissionais para o mercado.
E) Alinhamento com uma visão de escola nos moldes tradicionais.
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