PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (VUNESP 2020)
Na discussão sobre o desenvolvimento moral, a partir de sua experiência na escola como coordenadora, a autora Vinha (1999) comenta: “Que ser humano vocês querem formar? Autônomo, crítico, criativo, humano, responsável, que saiba conviver com o outro, cidadão, feliz, inteligente.” Para tanto, é fundamental que
A) se compreenda o processo de desenvolvimento moral, que segue da autonomia para a heteronomia.
B) se estabeleça o limite da intervenção do professor de forma a respeitar o determinante biológico de cada aluno.
C) o professor seja acompanhado por um psicólogo capaz de orientá-lo quanto ao limite de sua agressividade em sala de aula.
D) os procedimentos pedagógicos utilizados em sala de aula devem ser coerentes com o ser humano que se quer formar.
E) os alunos sejam divididos de acordo com o momento de seu desenvolvimento moral, heteronomia e autonomia.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 110
Vamos para o Anterior: Exercício 108
Tente Este: Exercício 183
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia