Procura

PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 361

  • (AMEOSC 2022)

Na Idade Moderna, a monitoria se configura pelo método Lancaster, também conhecido como ensino mútuo ou monitorial. Esse método teve como objetivo ensinar um maior número de alunos usando pouco recurso, em pouco tempo e com qualidade. Seu criador, Joseph Lancaster, esperava que os alunos tivessem disciplinarização mental e física.
Fonte: Dantas, 2014.
Nesse contexto de surgimento da monitoria, ao qual foi abordado no trecho acima, qual foi o principal papel do monitor no processo de ensino e aprendizagem? Marque a alternativa CORRETA.


A) O professor escolhia dentre os alunos, um que tinha o perfil de liderança, formava um grupo de estudos fora do horário das aulas para que ele instruísse aos demais alunos na revisão dos conteúdos um dia antes das provas.

B) O monitor, aluno mais adiantado que recebia, separadamente, orientação do professor para depois replicar aos outros, foi introduzido no meio escolar devido à falta de professores e à necessidade de ensinar para a massa.

C) O monitor, aluno autodidata, explicava aos demais alunos tudo que aprendia estudando sozinho.

D) O monitor era um aluno que estava se preparando para ser futuramente um professor, assim ele atuava mediante as ordens do diretor da escola, supervisionando um pequeno grupo de professores e pedagogos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 362

Vamos para o Anterior: Exercício 360

Tente Este: Exercício 17

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=3.87ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.64ms))((ts_substr_c=1.97ms))((ts_substr_im=0.90ms))
((total= 7ms))