PedagogiaA construção do conhecimento: papel do educador do educando e da sociedade (2)
- (AMEOSC 2022)
Na Idade Moderna, a monitoria se configura pelo método Lancaster, também conhecido como ensino mútuo ou monitorial. Esse método teve como objetivo ensinar um maior número de alunos usando pouco recurso, em pouco tempo e com qualidade. Seu criador, Joseph Lancaster, esperava que os alunos tivessem disciplinarização mental e física.
Fonte: Dantas, 2014.
Nesse contexto de surgimento da monitoria, ao qual foi abordado no trecho acima, qual foi o principal papel do monitor no processo de ensino e aprendizagem? Marque a alternativa CORRETA.
A) O professor escolhia dentre os alunos, um que tinha o perfil de liderança, formava um grupo de estudos fora do horário das aulas para que ele instruísse aos demais alunos na revisão dos conteúdos um dia antes das provas.
B) O monitor, aluno mais adiantado que recebia, separadamente, orientação do professor para depois replicar aos outros, foi introduzido no meio escolar devido à falta de professores e à necessidade de ensinar para a massa.
C) O monitor, aluno autodidata, explicava aos demais alunos tudo que aprendia estudando sozinho.
D) O monitor era um aluno que estava se preparando para ser futuramente um professor, assim ele atuava mediante as ordens do diretor da escola, supervisionando um pequeno grupo de professores e pedagogos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 362
Vamos para o Anterior: Exercício 360
Tente Este: Exercício 17
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia